Visita pedagógica às instalações da ETAR Águas do Centro Litoral

No passado dia 22 de fevereiro, os alunos de 5.º ano tiveram a oportunidade de conhecer de perto todo o trabalho desenvolvido na ETAR de Olhalvas para a preservação de um recurso natural indispensável à Vida – a água.

No nosso dia-a-dia utilizamos a água para inúmeras atividades (cozinhar, limpar, tomar banho,…) transformando-a em água residual (ou esgoto). Esta necessita de ser devidamente tratada para ser reutilizada. A ETAR tem como principal função receber e tratar as águas residuais, de forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras.

Para o correto tratamento da água, os cidadãos tem um papel fundamental, que começa em pequenos hábitos quotidianos - não colocar no esgoto, nomeadamente sanita, sacos de plástico, toalhetes, esfregões, cotonetes, óleos alimentares usados, entre outros. Estes materiais são responsáveis por entupimentos que ocorrem aquando do transporte das águas residuais até à ETAR e aumentam a probabilidade de degradação das infraestruturas de recolha e tratamento da água.

Para além destes cuidados, continua a ser imprescindível o uso sustentável da água potável para evitar o seu esgotamento no planeta.

A Professora,

Ana Pedroso